Google verify

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Amantes do xadrez,


Das três áreas que formam o tabuleiro – ala do Rei, centro e ala da Dama – o centro é, sem dúvida, a mais importante delas.

A razão disso é que, o jogador que domina essa área, pode deslocar suas peças para ambos os lados, com o mínimo esforço e a máxima velocidade.


Desta forma, geralmente é uma excelente idéia jogar tentando conquistar e manter o centro, se você puder assim fazer.

Infelizmente, a maioria dos iniciantes não tem essa visão. Eles estão sempre se movimentando de uma ala a outra do tabuleiro.

A seguir são mostradas algumas regras básicas sobre o centro, que podem ser benéficas aos iniciantes:

Regra 1: Um Peão bem posicionado no centro proporciona o controle sobre as principais casas centrais do tabuleiro. Vejamos o diagrama:


Os Peões colocados no centro estão bem protegidos pelos outros Peões e também pelas demais peças brancas. Essa estrutura proporciona um forte controle sobre as casas c5,d5, e5 e f5, o que garante ao jogador de brancas a vantagem sobre a região.

Regra 2: Possuir um Peão bem posicionado no centro é uma responsabilidade!
Depois de criá-lo, você tem de se esforçar para torná-lo indestrutível. Se conseguir isso, dominará o centro e irá restringir os movimentos do adversário por todo o restante do jogo!

Regra 3: Não adiante o centro demasiadamente cedo!
Cada Peão deixa casas fracas logo após ser movido. O diagrama abaixo explica isso:

  

 Avançando mais uma casa o Peão e, deixará fracas as casas d5 e f5.

Observe na posição acima como o Cavalo preto não consegue avançar para a quinta linha do tabuleiro devido à influência do forte centro de Peões brancos.

Mesmo depois de  se mover para c6 ou g6, o Cavalo continuaria incapaz de encontrar um posto avançado central para ele.

No entanto, bastaria às brancas avançarem seu Peão e para e5 que as casas d5 e f5 ficariam, subitamente, à disposição do Cavalo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário